A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e Alemanha



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Tese

Agência fin.: CNPq

Grau: Doutorado

Disciplina: Educação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Markunas, Mônica

Orientador: José Roberto Montes Heloani


Assunto: Analise critica do discurso,Educacao comparada,Midia - Brasil,Representacoes sociais,Critical discourse analysis,Comparative education,Media - Brazil,Social representation


Resumo: Resumo: As últimas décadas do século XX e o início do século XXI foram marcadas por grandes mudanças econômicas e tecnológicas que alteraram substancialmente as relações em todos os níveis da vida humana. No que se refere à educação, embora as decisões sobre políticas ainda sejam tomadas pelos governos nacionais, se tornou claro que isso não mais acontece de modo isolado e soberano. O tratamento dessas mudanças na esfera social e na correlação de forças político-econômicas - em geral, em estudos relacionados à globalização, internacionalização e Economia baseada no Conhecimento - indicou o surgimento de um novo imaginário e agenda para a educação em nível global, com relevância de novos atores e arenas da política educacional, com destaque para organismos internacionais como Banco Mundial, OCDE, UNESCO. À mídia pode ser atribuído um papel importante na legitimação e difusão desse processo. Tomando especificamente a mídia impressa como veículo, buscou-se identificar, por meio da Análise Crítica do Discurso, tendências e representações de educação publicadas nas revistas Veja, no Brasil e Der Spiegel, na Alemanha, no período de 2000 a 2015. Nesse contexto a Educação Comparada e a Teoria dos Regimes oferecem lentes teórico-analíticas para além do nacionalismo metodológico, propondo novas perspectivas em variadas esferas e níveis, o que abre caminhos para a compreensão dessas transformações e para a identificação de seus agentes e discursos, abrindo também possibilidades de se explorar suas implicações tanto no nível conceitual como na prática pedagógica


Abstract: 'Abstract: The last decades of the twentieth century and the beginning of the twenty-first century were marked by major economic and technological changes that have substantially altered relations at all levels of human life. As far as education is concerned, although policy decisions are still taken by national governments, it has become clear that this is no longer in isolation and sovereign. The treatment of these changes in the social sphere and in the correlation of political-economic forces - generally in studies related to globalization, internationalization and the "Knowledge-based economy" - has indicated the emergence of a new imaginary and agenda for education at the global level, with relevance of new actors and arenas of "Politics of education", with emphasis on international organizations such as the World Bank, OECD, UNESCO. To the media can be given an important role in legitimizing and diffusing this process. Taking print media as a vehicle and using Critical Discourse Analysis as theoretical and methodological approach, we seek to identify trends and representations of education conveyed in articles in weekly magazines as Veja (Brazil) and der Spiegel (Germany), from 2000 to 2015. Comparative Education and Regime Theory offer theoretical-analytical lenses beyond methodological nationalism, proposing new perspectives in various spheres and levels, which opens the way to understanding these transformations and to the identification of their agents and discourses, opening also possibilities of exploring its implications at both the conceptual and pedagogical levels'


Referência: MARKUNAS, Mônica. A educação na mídia impressa: um estudo comparado Brasil e Alemanha. 2019. 1 recurso online (383 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/334478. Acesso em: 25 jul. 2019.

Tags: